Correio Popular Notícia


ZIKA VÍRUS
Confirmado primeiro caso de microcefalia em Rondônia

Data da notícia: 2016-01-29 11:24:43
Foto:

(Da Redação) Autoridades de saúde confirmaram na última quarta-feira (27) o 1° caso de microcefalia de Rondônia. Segundo a Delegacia Regional de Saúde, a primeira vítima é um bebê que nasceu em um hospital particular de Vilhena. Após o nascimento, a criança precisou ser transferida para uma UTI neonatal de Porto Velho. Os médicos do município investigam o caso para saber se a doença está relacionada ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
A situação também está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde municipal. De acordo com o médico coordenador do Centro de Controle de Infecção Hospitalar, Jânio Marques de Souza, um dos sinais que apontam a microcefalia é quando o bebê nasce com a cabeça menor que o corpo. "Durante o pré-natal foi confirmado que ela era pequena para a idade gestacional e isso exige um cuidado especial no decorrer do pré-natal, da gestação", informa.
Material sanguíneo da mãe e da criança foi coletado e encaminhado para exames que poderão indicar a causa da má formação. "Entre as razões existem várias, é feito o chamado diagnóstico diferencial. Existem toxoplasmose, alguns outros vírus e entre eles o zika vírus. Então todos os cuidados estão sendo tomados em razão de esclarecer o fato de essa criança ser pequena para a idade gestacional", explica o médico Jânio Marques de Souza.
O zika vírus é uma das três doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Apesar de a criança ter nascido em Vilhena, a família não reside no município. "A mãe e o bebê são do Mato Grosso. Ela residiu aqui em Vilhena, mas faz muito tempo que se mudou e engravidou lá no Mato Grosso e veio ter a criança aqui em Vilhena", esclarece Sérgio Matos.
Casos de microcefalia continuam surgindo em todo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no início do mês, já foram notificados 3.174 casos suspeitos relacionados ao zika vírus, em 684 municípios de 21 estados. Em Rondônia é o primeiro caso suspeito registrado.

Municípios
Mais três casos de Zika Vírus foram confirmados nesta semana em Rondônia, conforme a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), dois casos foram registrados em Alto Alegre dos Parecis e o outro foi notificado na cidade de Alta Floresta do Oeste, ambas na região da Zona da Mata. O primeiro caso de Zika Vírus em Rondônia foi diagnosticado no dia 28 de dezembro de 2015, em Vilhena, em um menino de 8 anos.
Conforme a diretora geral da Agevisa, Arlete Baldez, além dos quatro casos já confirmados, vários casos suspeitos foram notificados em diversas regiões do estado. "Com esses casos já confirmados, a tendência é que novos casos positivos da doença sejam confirmados em breve", disse a diretora, sem revelar a identidade e nem o atual estado de saúde dos pacientes.

Força tarefa
Para tentar conter o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o Governo de Rondônia decretou estado de alerta. Assim, a Agevisa junto com vários os órgãos públicos, entidades privadas e a comunidade se mobilizaram no combate ao mosquito transmissor.
Uma força tarefa está atuando em quase todos os municípios, a fim de acabar com os criadores do mosquito vetor. E todas as residências devem ser visitadas pelos agentes até o dia 31 de janeiro. E todo o trabalho deve repetido em fevereiro. Com informações do G1.

Fonte:






Noticia vista 1390 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.